sábado, 11 de setembro de 2010

Regresso às Aulas


Considerado o início do ano lectivo um desafio e uma continuidade dos estudos e saberes, é com elevado agrado que constatámos que a nossa escola está entre os 25 melhores lugares na classificação dos exames nacionais.
Na recente publicação “30 Dias em Oeiras (Set.10) ”, o concelho de Oeiras é considerado como um dos melhores para se estudar, distinguindo-se por ter colocado duas escolas públicas, uma das quais Escola Secundária de Miraflores, entre as melhores 25 na classificação dos exames nacionais.
Seria de igual modo muito bom que a nossa escola, para além dos resultados pedagógicos que são importantes e fundamentais no futuro dos nossos filhos, fosse igualmente considerada como um exemplo de manutenção do espaço envolvente.
A Associação tem conhecimento, até porque já oportunamente trocou com a CMO e junta de Freguesia de Algés correspondência nesse sentido, que a manutenção do espaço não é da competência da autarquia.
Em nossa opinião os resultados da escola passam não só pela excelente qualidade do corpo docente e do ensino, mas também pelo ambiente interno que esta proporciona, mantendo e dando condições para que os alunos se sintam bem na escola, porque têm boas instalações e um espaço exterior acolhedor.
Ora esse espaço está transformado num matagal, escondendo um sem número de bichos e pragas que podem ser causas de doenças, contribuindo assim para o absentismo escolar e consequentemente desmotivar e influenciar os resultados escolares, para já não falar do aspecto que o mesmo transmite a quem passa junto ao gradeamento da escola.
As dificuldades orçamentais que a escola atravessa, fruto da actual conjuntura económica, obrigam a uma gestão cuidada do orçamento. Despender de uma quantia elevada para manter esse espaço torna-se incomportável para a escola e retira verbas a outras actividades mais importantes e fundamentais na formação dos nossos educandos.
Estamos cientes que todos estes aspectos são importantes e que à CMO não lhe é indiferente, querendo certamente que o espaço que, visto do exterior, seja uma extensão dos jardins devidamente cuidados pela autarquia e que a todos orgulham.

Apelamos mais uma vez à vossa boa vontade na resolução do problema, contribuindo dessa forma para que a Escola continue a evoluir como um espaço de convívio e de qualidade, contribuindo ainda mais para os resultados de distinção e de qualidade, que todos pretendemos, continuando a marcar a diferença em Oeiras.