sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Programa AFS

PROGRAMA AFS – FAMÍLIAS DE ACOLHIMENTO
ESTUDANTES DE INTERCÂMBIO AFS
ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE MIRAFLORES

Este ano a Escola Secundária/3 de Miraflores está mais rica culturalmente. Uma das turmas é frequentada pela Essi. A Essi é proveniente de Lappeenranta, uma pequena cidade do sul da Finlândia, junto à fronteira com a Rússia. É uma pessoa extrovertida e facilmente faz amigos onde quer que vá. Adora teatro e há sete anos que faz parte de um grupo teatral onde ensaia várias vezes e com quem já representou várias peças. Também gosta de desporto e costuma praticar dança, pilates e bodypump para além de fazer jogging, habitualmente acompanhada pelo cão da família.

A Intercultura - AFS Portugal procura uma família de acolhimento para esta estudante AFS.

Gostaria de conhecer em profundidade outras culturas?

Entre em contacto connosco!

O que é a intercultura – AFS Portugal?
A Intercultura – AFS Portugal é uma Associação Juvenil de Voluntariado sem fins lucrativos. Não tem filiações partidárias, religiosas ou outras e tem estatuto de Instituição de Utilidade Pública. Tem como objectivos contribuir para a Paz e Compreensão entre os Povos através de Intercâmbios de jovens e famílias, para uma aprendizagem Intercultural e Educação Global.

O que é o Programa AFS – Famílias de Acolhimento?
São experiências de intercâmbio em que um jovem estudante vem viver, durante um ano, semestre ou trimestre lectivo para o nosso país. Fica numa família de acolhimento e estuda numa escola secundária. O estudante deverá ser integrado como um membro da família e partilhar alegrias e problemas familiares, dos privilégios e responsabilidades como todos os seus membros.

Anualmente, a Intercultura – AFS recebe estudantes com idades compreendidas entre o 15 e os 18 anos, provenientes de diferentes países. Estes programas permitem à família de acolhimento um contacto com outra cultura, outra língua, novos costumes e valores.

Intercultura – AFS Portugal
Rua de Santa Justa, 38 – 4º
1100-485 – Lisboa
http://www.intercultura-afs.pt
info-portugal@afs.org

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Resultados dos exames 2008/09

O Júri Nacional de Exames- JNE - integrado na Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, tem por missão, em matéria da avaliação das aprendizagens, coordenar a planificação os exames nacionais e equivalentes, provas de equivalência à frequência e provas de aferição, bem como elaborar os relatórios decorrentes da realização de exames e provas.
Os resultados dos exames do ensino básico e secundário do ano lectivo 2008/2009 estão disponíveis no sítio electrónico do Júri Nacional de Exames.

http://sitio.dgidc.min-edu.pt/JNE/Paginas/default.asp

Gripe A - Planos de Contingência para as Escolas e Prevenção

Foi enviada a todos os estabelecimentos de ensino uma circular com os procedimentos a ter em conta, em caso de faltas de alunos por doença.
Na sequência da apresentação das medidas de contenção da Gripe A nas escolas e reunião com a Ministra da Educação, Ministra da Saúde, Direcções Regionais de Educação, Administrações Regionais de Saúde, Director Geral de Saúde, Direcção Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular, responsáveis do Programa de Combate às Doenças Infecto-contagiosas.
Consultar:

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ranking Escolas Ensino Secundário

Escola Secundária de Miraflores - 40ª - Universo 606 escolas.
Média do Exame - 127,47
Nº de provas - 600

Classificação aceitável num universo de 606 escolas, do ensino público e privado, obriga a uma reflexão.

Como todas as médias e análises podem ser enganadoras, obrigando a uma análise mais profunda, nomeadamente sobre o número de provas realizadas por todas as escolas, a população escolar, o contexto sociocultural e económico dos alunos e o número de alunos por turma. Outros factores podem e devem ser considerados, como por exemplo o nível de exigência da escola, a preocupação dos professores na preparação para os exames, ou focar a aprendizagem para todas as matérias.
Estes rankings são apenas indicadores que nos permitem enquanto pais, obter algumas indicações subjectivas, das médias em cada escola, uma vez que não conhecemos quais as metodologias da avaliação.
Em resumo, devemos em conjunto tentar encontrar soluções que possibilitem que a escola pública ,cumpra o seu papel de inclusão na sociedade com qualidade, preparando os alunos para o futuro.

domingo, 11 de outubro de 2009

DIVULGAÇÃO











ENTREVISTA PUBLICADA NA REVISTA:




PAÍS ECONÓMICO - SETEMBRO DE 2009








LER + Em Família


Todos Podem Ler + em Família...
OFEREÇA LIVROS COMO PRESENTE...
ESCOLHA LIVROS QUE DÊEM PRAZER...
EM FÉRIAS E FINS DE SEMANA LEVE UM LIVRO CONSIGO...
A LEITURA ESTIMULA A INTELIGÊNCIA.....

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Informações

Recebemos da Direcção da Escola as seguintes informações:

Para aceder às informações clik nos Links.

Relatório de Escola - Trabalho realizado pelo Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova;
http://mirapais.googlepages.com/ES3Miraflores1.pdf



Serviço de Psicologia

http://mirapais.googlepages.com/ServiC3A7odePsicologiananossaEscola1.doc

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Informação

Após contacto com a direcção da escola, foi-nos comunicado que, brevemente estará disponível na página de internet, on-line, o impresso de justificação de faltas para o ensino secundário.